Os ventos da descolonização começam a soprar. Portugal está presente na Índia há mais de 450 anos, mas tem uma dificuldade crescente em defender o território situado a mais de 8 mil quilómetros de distância da Metrópole.
Por um lado, os recursos materiais e humanos são escassos; por outro o governo português, sob a orgulhosa administração Salazarista, recusa adaptar-se aos novos tempos.
CoBrA – Operação Goa é uma obra de ficção que ressalta a ambição e redenção humanas. Enquadrada no contexto histórico da ocupação de Goa e invasão dessa península pela Índia, a narrativa centra-se na intervenção do CoBrA, a agência secreta liderada pelo controverso Jorge Jardim, para forçar a abertura de canais de comunicação entre os vários intervenientes desta história, na coação dos poderes políticos, incluindo os de Portugal, a abandonarem considerações imediatistas e oportunistas e, por fim, no engendrar do repatriamento dos prisioneiros Portugueses detidos Goa.
É neste contexto que o CoBrA (Comissariado contra a Brutalidade Animal) entra em ação nos momentos que antecedem a invasão de Goa pelas forças da União Indiana. Agência secreta de caráter fortemente Lusitano, leia-se com escassez de meios e recursos sofisticados, mas abundante em criatividade e técnicas pouco ortodoxas, o CoBrA é responsável pelo planeamento e execução de uma série de atividades clandestinas extremamente audazes em 3 distintos continentes, tudo com o intuito de fortalecer a fraca posição do estado Português nas futuras negociações com a India para definir o futuro de Goa.
Com argumento de Marco Calhorda e desenhos de Daniel Maia, CoBrA é uma HQ portuguesa que chega ao Brasil nos trazendo mais e melhor aspectos da história daquele país e sua experiência na invasão e ocupação da Índia. A publicação tem 68 páginas em preto e branco com arte realista e formato 21 x 27 cm, impresso em papel offset de 90 gramas, em capa cartão.
Site da Quadriculando, editora de Histórias em Quadrinhos (HQs) da América e Europa, além de livros teóricos sobre a temática e da revista digital Giby que reúne quadrinistas de 21 países. Fundada em dezembro de 2019.