Pintamonos é uma HQ para jovens e adultos. Os autores, Rodolfo Santullo em parceria com o argentino Leo Sandler, dão um novo olhar sobre expoentes da arte e da luta pelo socialismo no México. Em quatro contos curtos, Santullo e Sandler conseguem capturar aspectos políticos, históricos e artísticos de Leon Trotsky, Frida Kahlo, Diego Rivera e David Siqueiros, ainda adicionando humor e sarcasmo em várias tiradas que nos divertem e fazem rir.
O livro é o quarto lançamento da Quadriculando, editora especializada em quadrinhos, e o primeiro em parceria com a Editora Anita Garibaldi.
Na HQ você encontra um novo olhar na morte de Trotsky, as contendas entre Rivera e Siqueiros, uma Frida curiosa e investigativa, e a HQ fecha com o capítulo que retrata a morte da artista.
Santullo é um roteirista muito versátil, professor universitário no Uruguai, com grande produção de histórias em quadrinhos de qualidade e incursões no cinema também. Já Sandler nos entrega uma arte cheia de detalhes, que captura expressões e nuances dos personagens, misturando realidade e fantasia, tudo isso em preto e branco, algo que dialoga muito bem com o período histórico.
Pintamonos foi premiada na Argentina e chega ao Brasil com edição caprichada, capa cartão com orelhas, impressão em offset, 80 páginas, formato 16x23 cm, com notas sobre aspectos culturais mexicanos e também sobre os personagens.
Site da Quadriculando, editora de Histórias em Quadrinhos (HQs) da América e Europa, além de livros teóricos sobre a temática e da revista digital Giby que reúne quadrinistas de 21 países. Fundada em dezembro de 2019.